quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Contra um crime covarde

"Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há só uma diferença: a vítima..."
Essa frase contundente estampou o verso das camisetas usadas pela maioria dos participantes da Caminhada Contra a Crueldade com os Animais, realizada ontem à tarde, em São Sepé. Na frente, havia a foto de um cachorro e seu nome, Amigo.


O cão Amigo foi a inspiração para a manifestação, que reuniu uma pequena multidão pelas ruas da cidade. No último dia 19, ele morreu, vítima de envenenamento, crime que tem dizimado não apenas animais de rua, mas também bichos de estimação.
Amigo, que não tinha raça definida apareceu na cidade no ano passado, na época da Semana Farroupilha. Acabou conquistando os moradores, que o adotaram e alimentaram. Este ano, ganhou casa própria, no lar da funcionária da Fundação Cultural de São Sepé, Jaqueline Cunha. Após ver o animal agonizar, vítima de estricnina, ela idealizou o protesto, que uniu crianças, jovens, adultos e idosos, para exigir respeito à vida animal.
"Matar um animal é um crime ambiental e tem de ser denunciado", diz Jaqueline.

Dezenas de alunos do Colégio Madre Júlia, um dos locais preferidos de Amigo, participaram da manifestação carregando bichinhos de pelúcia. Adultos levaram fotos de cães e gatos mortos por envenenamento, além de cartazes com o número de telefone da Brigada Militar para denúncias.

"Uma pessoa que envenena um animal é desprovida de sentimento. É uma estupidez". Opina Jaqueline.

Ainda não foi registrada uma ocorrência na polícia, mas um veterinário atestou a morte por envenenamento.


Cachorros participaram da caminhada. Conforme a comunidade, animais de estimação também estariam sendo envenenados nos pátios das suas casas.


Por Tatiana Py Dutra
Fonte: Clicrbs






Nenhum comentário:

Postar um comentário