segunda-feira, 14 de março de 2011

Vira-Latas: Os verdadeiros cães de raça


Clique na imagem para ampliá-la

Quem me conhece sabe que eu amo animais... TODOS!! 
Por isso resolvi criar um blog pra falar sobre eles, específicamente sobre o respeito que devemos ter por cada um. E como a minha paixão são os cachorros, resolvi inaugurar meu blog com um assunto que passa muitas vezes desapercebido por muitas pessoas.
Os cachorros de rua, mais conhecidos como vira-latas.
Muitas vezes nas situações mais cruéis que acontecem nesse mundo, ficamos abismados, tentando descobrir porque permitem que animais tão dóceis, puros, que não tem nenhum tipo de maldade sofram tanto.
Mas a resposta está muito mais perto do que imaginamos, a verdade é que o maior e talvez único culpado disso tudo seja o homem.
O que vemos nas ruas, no nosso cotidiano são consequências das nossas atitudes.
E isso tudo começa muitas vezes apartir da compra de um animalzinho, que são comprados como se fossem brinquedos. Pessoas que levam pra casa sem a mínima instrução sobre os cuidados que um animal deve ter.
Às vezes como um belo presente para uma criança, que nem ao menos é instruída e educada pelos pais, ensinando-os que aquele animalzinho é uma vida, que sente dor, saudades, tem sentimentos, que sofrem, que ficam alegres como uma pessoa.
Ou são comprados por casais que assim que ganham seu primeiro filho abandonam seu animalzinho na rua, ou se desfazem doando para outra pessoa como se fosse um objeto.
Pessoas que na minha opinião podem sim, serem consideradas cruéis e sem coração, que abandonam seus animais assim que chegam à sua velhice, onde chegam com ela as doenças, o cansaço, a surdez, a cegueira. E perdendo a paciência acabam jogando nas ruas seus "amigos", pois estão "dando muito gasto" e não são mais tão dispostos como antigamente.
E a lista é imensa de casos assim. E por fim, o resultado de uma adoção ou compra sem responsabilidade estão hoje nas ruas, abandonados a própria sorte, jogados como lixo, rejeitados pela sociedade, e sem receber a mínima compaixão de pessoas que passam todos os dias por eles.
No Brasil está sendo lançado um filme sobre este tema.
É um projeto muito interessante que espero que traga consciência e responsabilidade para todos, e principalmente solução para esse problema tão cruel que existe em nosso país, onde as leis de proteção são poucas, e as que existem quase nunca são praticadas, infelizmente.
Por isso, quero aproveitar e divulgar esse filme, e conto com a ajuda dos leitores para que façam o mesmo, para podermos ajudar nessa campanha.


Um pouquinho sobre o filme:


Objetivo:
Educar as pessoas quanto ao significado do "ser" um vira-lata. O que é isso?
Termo que vem do dito popular, do folclore, que define de forma muito singular a situação dos animais de rua.
O cão vira-lata, ao contrário do que muitas pessoas pensam, muitas vezes tem raça, falando do ponto de vista biológico. Ser um vira-lata, por tanto, é um estado "social", significa estar abandonado, estar vivendo nas ruas, seja um animal de raça ou não. A partir disso entendemos que o significado de "ser" um vira-lata pode se estender numa relação com o homem: abandonado, que sofre de preconceitos, que é fruto da miscigenação de raças/culturas e que muitas vezes é "obrigado" a lutar pela sua própria sobrevivência. Isso é um vira-lata e esta é a temática do filme. Quando entendemos que todos vivemos num mesmo ambiente e que tudo que acontece a nossa volta é fruto do que fazemos nele ou por ele, entendemos que somos responsáveis pelo meio em que vivemos, e que, mesmo não sendo um amante de cães, este assunto tratado no projeto vira-latas precisa ser debatido pela comunidade. Utilizamos da situação do cão vira-lata, fazendo uma analogia, para estudar simultaneamente a situação de nós seres humanos, neste mundo cada dia mais vira-lata.
Formato.
O filme trás profissionais de diferentes áreas de atuação com diferentes pontos de vistas, reforçando a idéia de que estamos todos interligados. De profissionais renomados específicos da área da saúde à artistas de TV.
Um longa metragem de cerca de uma hora, narrado pelos próprios depoentes.
Os capítulos deste filme seguem uma ordem cronológica que leva o espectador a compreender o significado de "ser" um vira-lata, passando do cão para o homem vira-lata:



 


Mais informações sobre o lançamento do filme:  http://www.vira-latas.com/ 




Trailer:   

                                        

2 comentários:

  1. Vamos fazer um agito em prol da nao realizacao do rodeio em Camboriu, se fores parceira estamos ai! Muita crueldade com os animais!

    ResponderExcluir
  2. A vida é valor absoluto,não existe vida menor ou maior,inferior ou superior.Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior.Diante da consciência que abriga a assência da vida, o crime é o mesmo.

    ResponderExcluir